quinta-feira, 21 de julho de 2011

Capítulo 14-a

Texto sem revisão.

Cleomar na praça em um banco em conversa nada amistosa com Ceres:
  • Escuta Ceres. Só mais esta vez. Será que dá para você pelo menos entender, ou tentar descobrir o que de fato quero dizer de verdade? Presta atenção pessoa que vive a vagabundear Até quando vai querer ficar ai a tomar chuva de vez em nunca para poder se banhar? Tem esperança de um dia conhecer o verdadeiro lado que te trouxe aqui? Acha que é certo fugir de si? Responde pessoa que anda em trapo e suja. Quer mesmo voltar de maneira a nada ter para relatar? Fracasso te espera?
  • Cleomar, santa criatura de Deus, escuta enquanto ainda tenho forças para poder falar. Espera, olha a sua volta, vê que não tem ninguém consigo? Nem conosco? Estamos sós. Sem esperança de regresso a Santa trilha. Santo Padre já até afugentou sua fé de vilarejo, por saber que não vale a pena. Tempo todo perdido Cleomar, tempo todo...
  • Perdido para você, que tem idéia de gente fraca em pensamento sem esperança. Bem me lembro que chegou aqui, querendo encontrar o Paraíso, e para isso, no começo não media esforço. Agora vive de favor, como sempre viveu aqui, e espera a morte te levar para o inferno que vai ser seu lugar se não encontrar o que procura. Assim como eu. E não quero inferno como eternidade de dissolução de meus problemas. Quero antes de qualquer coisa, a vitória de ser Cleomar finalmente.
  • Não, não dá mais e estou de partida para retorno de meu destino. Sem promessa cumprida, sem esperança de vida. Não dá mais, não dá...
  • Desilusão? Tenta pela última vez, eu peço. Quem sabe se agora não dá? Já que esta sem retorno certo. Vai voltar para onde se me permite perguntar?
  • Volto, não sei. Sem rumo. Não tenho nada mesmo. O que importa?
  • Você criatura. Tanto faz morrer agora na estrada como na mata. Quem vai sentir a diferença? Mas, se encontrar o paraíso, é outra coisa, outra pessoa.
  • Nada disso Cleomar, se encontro não volto, e se saio para procurar e não encontro, também não volto enquanto não acho. Por isso, se for, vou só. E agora sem volta. Por isso, rezo todo tempo para não ir. Sei que não acho. Apenas encontrarei o caminho da morte mais cedo.
  • Credo. Sai de arretado Satanás, e desencabresta desse corpo. Esse não é você Ceres. Tenha fé que a fé te leva ao caminho certo. Estou certo e sairei mesmo que só, e se não encontro, não volto também. Nada daqui mais me interessa. Apenas honrar meu nome e conseguir afirmar minha cabeça em Nossa Senhora da Conceição. Pensa um pouco mais. Amanhã retorno para resposta sua, que tenho certeza, será positiva. Disso eu sei. E temos que elaborar logo rota de esperneio pela mata, para que Severino não desconfie, tenho plano em minha cabeça de bom pensamento que merece atenção. Sei o que fazer. Aonde ir. Já implantei mapa na idéia de poder confirmar caminho de ida e de volta.
  • Cleomar, não extrapola. Seguir seus passos vai ser a morte, mas se quer morrer, morra sozinho. Tenho destino certo para mim, e minha morte me encontrará só, quando for à hora chegada.
Desse diálogo, nasce uma nova idéia que mais tarde verão qual é.
  • Honorável amigo. Tem agora uma certeza. Sabe que tem que relatar tudo isso bem direitinho, para não haver confusão de modo algum, de quem é Ken. Quando conhece pessoa de qualquer gênero sabe que às vezes se engana. Pois bem. Não colocando gênero em ninguém, dificilmente se engana a respeito de pessoa qualquer. Pois é, caro amigo, como peixe dourado em água parada. Roda e roda, e sempre sai do mesmo lado.
Ken sempre me alertava sobre isso. E disso fez a minha parte. Pois é, agora cabe a cada um saber de que lado quer que cada um esteja. Do seu, do meu. De quem quer que seja, tanto faz para cada um. A diferença, e isso aprendi com Ken, quem coloca sou eu mesmo e você.
E na história, Ceres estava balançando como vara de marmelo. Sábia que não tinha mais muito tempo para seguir rumo indeterminado atrás de Santo Éden. E Cleomar parecia ser sua última esperança de rumo em direção a sua conquista maior. Mas Cleomar? Que jeito. Quem mais haveria de suportar tal pessoa em direção a lugar algum? Só mesmo Cleomar. Um em busca do outro, por pura falta de opção. Dia seguinte de sol aberto, Cleomar volta a procura de Ceres:
  • E então? Já se pode dizer que a felicidade está em direção de quem a busca? Vai ficar mesmo a esmaecer ranhura em torno de idéia que não tem coragem para suportar?
  • Olha aqui Cleomar, se vem de longa distância para aporrinhar minhas idéias de deixar você mais uma vez me levar a desesperada empreitada, desiste. Eu é que dou as ordens para rumo não perder mais. Só assim aceito a empreitada e de trem garantido na mão partiremos antes do amanhecer de amanhã, que é dia de Severino encontrar sabe lá Deus o que. Dessa forma, teremos assegurado boa distância. E por baixo de penhasco vamos seguir em frente, para de novo enfrentar quem sabe nosso destino de sepulcro. Mas, se não tento, não vivo.
  • Graças Ceres, enfim estaremos de novo em busca de objetivo sagrado, e Santa Conceição ha de nos guiar pela mata de forma a rumo não perder mais. De espinho em espinho iremos arrancando cada gota de sangue de nosso corpo, para lavar a nossa alma. Essa peregrinação nos trará assim a glória que Santo Padre não conheceu por ser de fé não muito segura.
Severino Conceição de espera para a caminhada árdua de dia seguinte se preparava como sempre. Deorani por sua vez, pensava a mesma coisa que Ceres e Cleomar. Seguir Severino. Alias, a cidade toda parecia que estava com esse pensamento obscuro. Se Severino pega alguém no caminho, sei não. Até Darci estava preparando suas tralhas para dia seguinte, não antes como Cleomar, mas depois ir a seu encalço.
  • Honorável amigo de companhia agradável. Veja só que destino. De tão secreto, estava a ponto de ser mais público do que outra coisa. Se quiser que algo pareça realmente valer alguma coisa, coloque muita guarda em seu redor. Isso fará com que a atenção de muita gente seja despertada para um assunto. Se tiver guardião, tem muito valor, e todos querem. Se estiver aberto, bem a vista, de modo a ninguém enxergar, está mais bem guardado, do que se tem um exército em volta. Lembra disso, honorável amigo. Isso pode ser de muita valia para o desfecho dessa história.

 Conte para os amigos
Toda terça-feira e quinta-feira, um novo capítulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário